Pular para o conteúdo principal

Referencias de stranger things


   Quanto tempo que eu não apreço aqui não é haha mas to de volta com essa maravilhosa serie da Netflix que chegou acabando com tudo foi lançada recente e já superou GOT no ranking das series mais vistas mas não dava pra menos pois a serie é simplismente incrível tanto é que eu assisti em apenas um dia, aproveitando o sucesso da serie estou fazendo esse post sobre as referencias presentes os seus criadores contaram em uma entrevista ao site AV Club que, na hora de vender seu projeto ao serviço, mostraram um vídeo com imagens de 26 filmes, em um tipo de trailer para mostrar o que eles tinham em mente. Mostraram ali trechos de clássicos do terror, como “Poltergeist” e “Halloween”, de filmes de ficção mais recentes, como “Looper”, e até da homenagem de J.J. Abrams aos filmes de sua infância, “Super 8”. É uma síntese do que é a série, uma colagem de referências — às vezes sutis, às vezes explícitas –, reconfortante para quem cresceu vendo filmes nos anos 1980 e 1990.  

Na série, o garotinho Will Byers (adorei o nome referencia a mim kk parei) desaparece misteriosamente após passar o dia jogando com seus amigos em uma simples cidadezinha em Indiana, nos Estados Unidos. Durante de oito episódios, podemos ver como sua família e seus amigos lidam com seu sumiço enquanto acontecimentos misteriosos vão se multiplicando. “Stranger Things” é uma série ambientada nos anos 80, uma linda homenagem declarada à década. Claro que poderia ter sido uma cópia mal feita, uma imitação barata, mas os irmãos Duffer conseguiram colocar  a nostalgia na medida certa, misturando todo tipo de influências,. E se você já assistiu aos 8 episódios (pode conter spoilers amores entao cuidado), separamos algumas das referências cinematográficas, musicais e estéticas da série. 

1. E.t?? 

no primeiro episodio os meninos começam jogando um RPG, um dos protagonistas é criado apenas pela mãe, as crianças andam pela cidadezinha em que vivem e pela floresta em suas bicicletas; elas encontram uma criatura misteriosa, que praticamente não fala e deve ser escondida dos adultos que querem capturá-la. No caso de “Stranger Things” infelismente não é um alien fofinho, e sim uma garota que cresceu num laboratório, onde foi vítima de vários experimentos científicos. Mas assim como o et., a menina Eleven é fã de doces e é disfarçada com um vestido e uma peruca loira e comprida para poder circular sem chamar a atenção e é Com Eleven que Mike descobre o amor depois da famosa fase  de “garotas? Eca” envolvendo um pouco de “Anos Incríveis” e “Meu Primeiro Amor”, quem sabe haha


2. Assalto ao 13º DP e Halloween

O trabalho do compositor de cinema americano John Carpenter parece ter influenciado muito na escolha do tema de abertura de "Stranger Things". Kyle Dixon e Michael Stein, responsáveis pela música do programa, usaram todo aquele clima e os inconfundíveis sintetizadores de Carpenter, como nas obras "Halloween" (escute aqui) e "Assalto ao 13º DP" (escute aqui).

Não podemos deixar de reparar que a música também lembra muito o tema do filme "Só Deus Perdoa", de 2013, do compositor Cliff Martinez (escute aqui). 

3. Alien, o 8º Passageiro

É inegável que a criatura que apavorou a pequena cidade de Hawkins teve muita inspiração no Alien(recomendo todos os filmes da serie alien). 

4. Poltergeist –  O Fenômeno

Além das cenas em que Joyce consegue ouvir o seu filho falando de dentro das paredes da casa, assim como acontece com Diane Freeling, em "Poltergeist – O Fenômeno", há a icônica cena em que uma garotinha loira é atraída para a luz. fora que tem o lace das luzes que ficam acendendo e o telefone que sempre explode.

5. Clube dos Cinco

Logo no início da série, somos apresentados aos adolescente da trama. Como não rolava ser diferente, temos a garota bonita, o galã babaca, a nerd e o esquisitão.

7. Blow-Up – Depois Daquele Beijo

A cena em que Jonathan faz alguns registros fotográficos de Nancy e Barb e, posteriormente, descobre ter fotografado também a criatura, remete à obra "Blow-up – Depois Daquele Beijo", em que Michelangelo Antonioni tira uma foto de um casal no parque e, acidentalmente, registra a cena de um assassinato. 

8. Janela Indiscreta e Dublê de Corpo

Um pouco antes de Jonathan fazer a última foto de Barb, ele tira algumas fotos de Nancy pela janela enquanto a jovem retira a blusa. A cena lembra o filme "Dublê de Corpo" e o clássico "Janela Indiscreta". mas sobre esse ele esta aqui porque sou democártico porque nao esta tao explicito como as outras referencias.

9. Chamas da Vingança

Será que toda essa associação de poderes psíquicos com sangramentos no nariz veio do filme "Chamas da Vingança"? Há também as cenas em que a pequena Charlie aparece com sensores cerebrais durante alguns testes experimentais. Ah! E não podemos deixar de citar que o filme é baseado no livro "A Incendiária", de Stephen King.

10. Os Goonies

 Apesar de o drama vivido pelos amigos de "Stranger Things" ser incomparável à trama de "Os Goonies", o clima entre os grupos de garotos e o humor são bem similares. 

11. Conta Comigo

Nos dois filmes há quatro garotos que saem em uma jornada e precisam lidar com a morte. Esse filme é um dos meus favoritos e tambem recomendo assitia desde de criança haha 

12. Tubarão

Assim como o predador de "Tubarão", a criatura de "Stranger Things" também acha as suas vítimas através do sangue.

13. A Hora do Pesadelo

Toda vez que Eleven vai para o "outro lado", ou o "mundo invertido", ela fica vulnerável à criatura que vive no escuro e precisa que uma pessoa a puxe de volta para a realidade. É mais ou menos o mesmo conceito de "A Hora do Pesadelo", em que Freddy Krueger ataca adolescentes em seus sonhos. 

14. Jogos Fatais

Da mesma forma que ninguém consegue ter acesso ao Departamento de Energia em Hawkins, em "Jogos Fatais", um edifício do governo é disfarçado de instalação médica, quando, na verdade, é um laboratório secreto para refino de plutônio.

15. Eles Vivem

A briga entre Jonathan e Steve em um beco é uma homenagem à luta prolongada entre Roddy Piper e Keith David, em "Eles Vivem". 

17. Videodrome – A Síndrome do Vídeo

A barreira quase inexistente entre o mundo real e o invertido é bem parecida com a do filme "Videodrome – A Síndrome do Vídeo".
Então isso é tudo pessoal sabe de mais alguma referencia me conta haha.

Comentários

  1. O próprio poster é uma homenagem aos posteres do artista Drew Struzan, que produziu os clássicos cartazes para Star Wars, The Thing, Blade Runner, Back to the Future, etc..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GIFs para a sexta-feira 13

   Esses amigáveis personagens ficaram animados em gifs, uma agencia canadense durante o mês halloween lançou a cada dia de outubro um GIF novo e agora alguns deles vão estampar a capa do blog em comemoração a sexta feira 13 junto com eles diferentes posts legais sobre esse dia macabro muhahahahah confere ai todos esses 31 gifs: 31/31 — Michael Jackson Zombie "You’re fighting for your life inside a killer thriller tonight!" 30/31 — Headless Horseman "Who is there?" 29/31 — Jack Skellington I have swept the very bravest of their feet! 28/31 — Darkness "The birth of a new world awaits..." 27/31 — Jigsaw "I want to play a game" 26/31 — Regan "Regan, is there someone inside you?" 25/31 — Stripe "BANG! BANG!" 24/31 — Ash “Honey, you got real ugly” 2...

Significado das siglas por trás de marcas famosas

As chances de você conhecer as marcas desta lista são gingantes, mas em algum momento você já parou para pensar no que elas podem significar? Pensando nisso a  Super Interessante  criou uma lista contando o que esta por trás dessas siglas. Confira: TAM  –   Táxi Aéreo Marília foi uma homenagem dos fundadores à sua cidade natal, no interior paulista. YKK  –   Pegue o zíper mais próximo de você: provavelmente nele estará a sigla da Yoshida Kogyo Kabushikigaisha (algo como “Corporação Manufatureira Yoshida”), a nº1 dos zíperes. HBO  – A Home Box Office seria como uma “bilheteria caseira”, referência às origens do canal, célebre por passar sucessos do cinema antes dos outros. HSBC  – O banco surgiu na Ásia, em 1865, como Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited. Só o “L” que não teve como encaixar na sigla. C&A –  Em 1841, os irmãos Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos na Holanda. Clemens e August batizaram o empree...

manual dos vilões

O artista Ed Harrington criou uma espécie “manual” de alguns dos maiores vilões dos filmes! São desenhos mostrando como seriam o manual em forma de passo a passo destes vilões se eles fossem vendidos na IKEA (tipo uma Tok&Stock dos gringos). confira ai caso você queira adquir um vilão mas eu aconselho esperar o dolar baixar você pode conferir mais lá no  Tumblr  do artista.